15 de abril de 1912: mais de um século depois, curiosidades do Titanic

Filhos de Urano e Gaia, respetivamente deus do céu e da terra, os Titãs combateram…

O impressionante Titanic

Filhos de Urano e Gaia, respetivamente deus do céu e da terra, os Titãs combateram as entidades do Olímpio para tomar seus lugares. Não deu certo e foram derrotados. Mesmo assim, a palavra passou à posteridade como sinônima de gigantismo, de potência, de invulnerabilidade.

E não podia ser diferente quando a White Star Line apresentou, no fim de maio de 1911, seu RMS Titanic. A encomenda, passada quase dois anos antes, era clara: o maior, o mais luxuoso, o mais alto, o mais potente e o mais seguro. O mais mais, em suma.

E foi assim que a viagem que ficou na história começou: com uma caça aos recordes de tudo. Em particular, de velocidade na travessia do até hoje temível Atlântico Norte. O resto faz parte da lenda. Ainda mais depois que Kate e Leo acrescentaram uma história romântica no filme de 1997. Mesmo sendo fictícia, a história de Rose e Jack traz o componente humano que a frieza dos números não consegue render.

Mas de um século depois, ainda há curiosidades desconhecidas sobre tudo que envolve o Titanic? Há sim, e até fake news repetidas até hoje. E os Cabeças da Notícia de 15 de abril de 2021 trouxeram algumas no ar ao vivo >