14 de maio de 1948: criação do estado de Israel

Israel é o único estado judeu no mundo. face a inúmeros muçulmanos, católicos, protestantes ou…

1948: nasce Israel

Israel é o único estado judeu no mundo. face a inúmeros muçulmanos, católicos, protestantes ou laicos. Ou seja, um país fundado com preceitos religiosos, como tantos outros. E que parte de um postulado explícito no história deste povo: a terra prometida, um dos frutos da aliança com Deus.

Contrariamente às outras religiões que apareceram depois, os judeus não fizeram grandes campanhas de conquistas territoriais e evangelizações, como nos mundos católicos ou árabes. Como também não têm missionárias nem incitam à conversão Justamente em razão da história bíblica, a concretização da tal terra prometida deu uma aceleração após a segunda guerra mundial e a Shoah, o plano nazi de “solução final” da questão judia.

A criação do estado de Israel foi uma das primeiras pautas da então recém-criada Organização dos Nações Unidos (Onu), mas o movimento tinha começado antes do conflito, com a compra de parcelas de terra na Palestina por parte da diaspora, a comunidade judaica espalhada pelo mundo.

Quando o conselho das nações decidiu encabeçar a empreitada, às vezes encarrada como um tipo de “compensação”, um brasileiro, Osvaldo Aranha, chefe da delegação brasileira na Onu e primeiro presidente da Assembleia Geral (por isso, tradicionalmente, o mandatário do Brasil fala em primeiro nas reuniões anuais) teve um papel essencial.

Confira mais da criação do estado de Israel nos Cabeças da Notícia de 14 de maio de 2021 >